Pequenos produtores podem financiar picapes para atividade rural

Pequenos produtores podem financiar picapes para atividade rural

fachada banco do brasil 19-01-10 site

O Banco do Brasil de Rinópolis disponibiliza para os pequenos produtores rurais uma linha de crédito especial do Pronaf – Mais Alimentos. O programa é responsável pelo fortalecimento da agricultura familiar.

O programa consiste em um financiamento de um veículo picape, como Montana, Saveiro ou Strada. Para conseguir financiamento para esses modelos, o produtor deve providenciar um cadastro na Casa da Agricultura e levar ao banco a DAP – Documento de Aptidão ao Pronaf.

O responsável pelo financiamento do programa na agência de Rinópolis, Miller Martinez, explica como os pequenos produtores podem fazer adesão ao programa e os benefícios que ele traz.

“As picapes devem ser utilizadas na atividade rural, como em transporte de mercadorias. É cobrada uma taxa de juros de 2% ao ano. É a mais baixa que o banco tem e o veículo pode ser financiado em até 10 anos”, disse.

Para isso, o produtor fará um projeto técnico e um levantamento de dados do que ele produz para viabilizar o projeto e o crédito. Os valores são fixos e uma tabela pode ser consultada no site do Ministério da Agricultura, no programa Pronaf Mais Alimentos.

A novidade para a região, é que o Banco do Brasil agora financia veículos básicos e completos. De acordo com Miller, os valores do modelo básico giram em torno de R$ 27 a 29 mil e os completos de R$ 33 a 34 mil.

“A gente tinha uma demanda bem grande até o ano passado, porém o banco não tinha autorização para fazer financiamento dos veículos com ar e direção hidráulica. A região já é quente, e o ar não é luxo é necessidade. A direção é necessária, pois eles vão até a propriedade rural e o terreno é irregular. Tínhamos demanda, mas como não havia carros com essas características, não concretizávamos o financiamento. Com essa mudança em dezembro, houve um aumento nos pedidos”, declarou.

O Banco do brasil tem um convênio mensal com as montadoras Fiat, Chevrolet e Volkswagen. O banco também possui fiscais que vão a propriedade e confirmam se o veículo está sendo utilizado na atividade rural. O uso deve ser de pelo menos 120 dias no ano.  Os veículos são novos e montados especificamente para o programa.

Jornal Destaque
Foto: Divulgação

  1. Claudineia Rodrigues da Rocha 12 de março de 2014, 8:50

    Muito boa esta novidade para os produtores rurais ,sim cada um de nós precisamos estar preparados para enfrentar agressividade desta época.
    Gostaria de saber quais as regiões que pode fazer o financiamento .
    Aguardo resposta !

    Reply
  2. Olá , gostaria de saber quais as regiões pode fazer o finaciamento .
    Aguardo resposta

    Reply
  3. antonio marques maia 13 de julho de 2014, 17:52

    Sou produtor rural a 24 anos no projeto Senador nilo coelho em Petrolina-Pe, produzo: manga, romã, banana, macaxeira, e feijão e a muito tempo tento financiar uma pikape, costaria de saber se estou incluido neste programa do Pronaf mais alimentos. aguardo resposta, agradecido….

    Reply
  4. RUTILENE da SILVA BRONSONE 9 de agosto de 2014, 18:54

    SOU CASADA COM AGRICULTOR, GOSTARIA DE ME BENEFICIAR NESTE POGRAMA,COMO POSSO OBTER INFORMAÇOES

    Reply

Comente

Seu e-mail não será publicado.

Imagem CAPTCHA

*